Unifeso - Pós-graduanda apresenta projeto em evento de cirurgia ortognática e ganha viagem para Suíça

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Pós-graduanda apresenta projeto em evento de cirurgia ortognática e ganha viagem para Suíça

17-01-2024

Na reta final do curso de pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), a Drª Raissa Fares participou, em dezembro do ano passado, de um evento de cirurgia ortognática, o 3º Orthog Day, realizado na Barra da Tijuca,  Rio de Janeiro. Ela apresentou o projeto “Utilização da Laserterapia de Baixa Intensidade no Tratamento dos Distúrbios Neurosensoriais pós Cirurgias Bucomaxilofaciais”, realizado no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e no Centro Médico do HCTCO, financiado pelo Programa de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq). Com o projeto, ela recebeu como prêmio uma viagem para Suíça através da empresa Medartis. O prêmio foi idealizado como forma de homenagear (in memorian) o cirurgião crânio-maxilo-facial, Doutor Ricardo Cruz.

Vencedora de prêmio para projetos de inovação angaria impressora 3D

O último ano foi de muitas conquistas para Raíssa. Além da viagem, ela contribuiu para a aquisição de uma impressora 3D, que vem contribuir aos estudos de diversas áreas da Odontologia na Instituição. Isso só foi possível porque a sua a equipe foi vencedora do prêmio “Fomento para Projetos de Inovação que contemplem o desenvolvimento de produtos patenteáveis”, promovido pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT). Com a verba, a equipe obteve uma impressora 3D da marca Anycubic.

O projeto vitorioso, que teve como orientador o professor Jonathan Ribeiro, visa sobre a impressão de curativos prototipados após a abordagem cirúrgica na face, garantindo maior conforto pós-operatório. “O grupo acredita que, dessa forma, a impressão dos curativos prototipados, placas miorrelaxantes e goteiras pré-cirúrgicas facilitarão os pacientes, pois tudo será resolvido dentro da própria instituição”, apontou Raíssa, lembrando que os ganhos com a impressora 3D não se restringem apenas ao curso de pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, mas a outras necessidades do curso de Odontologia.

Inscrições abertas para a pós-graduação

Os cirurgiões-dentistas que desejam especializar-se no tratamento dos traumatismos, patologias e deformidades dento-faciais podem aproveitar a oportunidade de se pós graduar em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. O curso é presencial e as atividades são realizadas, prioritariamente, no HCTCO e no Unifeso, podendo contar com atividades cirúrgicas em outros hospitais do Estado do RJ.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.